Bom, nessa semana eu comecei a assistir uma série muito boa, o nome é In Treatment( ou Em Tratamento), é um drama.
A série é bem interessante, ela se passa o tempo todo no consultório, os pacientes contam seus casos, e o terapeuta analisa e tal, a princípio parece algo entediante mas não é, sério, não é nem um pouco, e é isso que da um charme na série, não é aquelas séries "de casos" em que em um episódio mostra o caso e no mesmo termina, é algo que vai se ligando ao longo dos episódios, e no fim você acaba gostando dos personagens ou se identificando com eles.
Mas pera ai? Por que eu estou falando disso?E o que essa série tem a ver com o título?
Bom, eu não gosto de escrever sobre algo que eu gosto só por escrever, eu gosto de mostrar como as coisas tem impacto na minha vida, gosto de fazer uma análise mais profunda, só pra deixar claro.
Enfim, nos episódios em que há a terapia com o casal, eu percebi algo interessante, nenhum dos lados sabiam aonde a crise deles tinha começado, tudo que eles faziam eram culpar um aos outros, e então, sempre quando o terapeuta tentava chegar à origem do problema eles ficavam calados ou fugiam do assunto, acredito que isso seja algo normal na terapia. Mas será que é só na terapia?
As vezes eu fico chateado, desanimado, triste e fico me perguntando "por que eu estou assim?", "de onde veio isso?", as vezes é muito fácil enxergamos os problemas mas a origem dele é difícil, principalmente quando se trata da área emocional, parece que sentimos vergonha dos sentimentos, e vamos os ignorando aos poucos e quando percebemos eles já tomaram conta da gente e nós já esquecemos até o porque.
Não estou querendo dizer aqui que todo mundo precisa de um terapeuta pra encontrar a origem dos seus problemas, o que eu quero mostrar é que devemos dar atenção aos nossos problemas desde o início e não ficar os ignorando ou fugindo deles.
Vamos a um exemplo, imagine uma torneira que fica pingando, você tenta fechar mas ela continua pingando, o problema já começou, ai ao invés de você soluciona-lo logo, você fica dando um "jeitinho", suponhamos que você coloque uma esponja pra parar o barulho que faz quando a gota bate na pia, uma hora aquela gotinha vai começar a desgastar a esponja e no fim vai continuar fazendo barulho(isso sem contar o desperdício de água), conforme o tempo vai passando aquela gotinha se torna um fio de água, digamos assim, e você vai tentando dar um jeito daqui, outro dali, no fim, a água já esta descendo como se a torneira estivesse aberta e você já não tem mais o que fazer a não ser trocar a torneira. Deu pra entender?
Assim são nossos problemas, conforme o tempo vai passando, os "jeitinhos" não dão mais certos, e o problema só aumenta, então, por que não cortamos o mal pela raiz quando sabemos aonde ela está?
Bom, não é algo tão fácil assim de fazer mas é bem simples, viu um problema, resolva-o!
Eu sei que esse post foi bem grande mas eu tinha que dar uma introdução e explicar como eu cheguei a esse pensamento, eu tinha que mostrar a origem do meu pensamento, hehehe.




0 comentários:
Postar um comentário